Gestão da recolha de resíduos - Eficiência precisa-se.

Gestão da recolha de resíduos - Eficiência precisa-se.

A internet das Coisas veio transformar a área tecnológica e criar novas oportunidades transversais aos sectores económicos. É indiscutível o potencial que a Internet das coisas (IoT) trouxe à sociedade. Estamos perante um fenómeno que pretende equipar os dispositivos do nosso dia-a-dia com sensores capazes de captar aspetos do mundo real como volume, temperatura, humidade e concentrá-los em plataformas de análise inteligente.


São vários os estudos que indicam que teremos mais de 50 000 milhões de dispositivos IoT conectados no ano 2020, muitos deles serão nas áreas da indústria, no entanto há mais uma grande e importante área em que a Internet das Coisas pode trazer uma grande vantagem ? na Gestão da Recolha de Resíduos.


De acordo com dados do INE em 2014 produzimos em média 13Kg de lixo por dia, um número que tem vindo a aumentar em toda a Europa. É pois importante a consciencialização para a importância da diminuição do depósito de resíduo e da reciclagem.


A recolha de resíduos é um processo fundamental para a correta manutenção e limpeza das cidades. Mas baseamo-nos ainda num processo de recolha e manutenção em todos os contentores, através da nossa pesquisa sabemos que muitas vezes estamos perante viagens desnecessários em que alguns contentores se encontram vazios ou com uma carga inferior a 50%. Porque é este facto um problema? Porque estamos perante um processo ineficiente com um grande impacto ambiental e com custos elevados.


A sustentabilidade é hoje uma premissa a ser cumprida da forma mais eficiente possível, assim, acreditamos que o IoT deve constituir uma vantagem estratégica na gestão de resíduos e como uma oportunidade efetiva para resolver um problema.


Através das leituras volumétricas em tempo real dos contentores é possível reduzir os custos logísticos no processo de recolha de resíduos e diminuir a pegada ecológica da mesma.


O 360Waste apresenta-se assim no mercado Português como um serviço de referência que pretende diminuir os custos na recolha de resíduos e promover a responsabilidade das empresas do sector na diminuição do impacto ambiental na sua atividade.

Tem dúvidas ou sugestões ?

Contacte-nos